6 Dicas para melhorar a gestão da sua empresa em 2017

2017 já começou e nada como planejar bem a gestão do seu negócio para começar o ano com o pé direito. Separamos algumas dicas essenciais para que a sua pequena ou média empresa trilhe ainda mais o caminho do sucesso. Confira:

1 – Aposte no marketing digital

O marketing tradicional está perdendo espaço para o marketing online. Trata-se de uma tendência natural trazida pela internet que se tornou, hoje, parte crucial da nossa existência como seres humanos — tanto que bilhões de pessoas estão conectadas diariamente. Normalmente, há um limite de até onde o marketing tradicional pode alcançar, mas isso não ocorre com o marketing online. A internet dá acesso a inúmeras audiências e as empresas estão expandindo e explorando plataformas online. Não fique de fora.

2 – Separe suas finanças pessoais das empresariais

Mantenha sempre suas finanças pessoais e empresariais separadas. Isso implica obter um cartão de crédito para colocar apenas as despesas relacionadas ao negócio. Isso deve ajudá-lo a controlar os gastos e manter tudo sob controle.

3 – Faça o melhor uso da tecnologia

Faça sempre o backup de seus arquivos e planilhas e utilize o armazenamento em nuvem. Além de manter seus dados protegidos contra a perda/roubo de dados, isso também facilitará o acesso a informações importantes de qualquer lugar, basta você ter uma conexão com a internet.

3 – Monitore e meça o desempenho do seu negócio

É crucial que você, como empreendedor ou proprietário de uma empresa, mantenha um controle sobre o movimento do seu dinheiro, especialmente quando grandes quantidades estão envolvidas. Isso vale inclusive para as startups, modelos de negócio inovadores que vem surgindo com cada vez mais frequência. É preciso observar o desempenho financeiro da sua empresa em comparação com as demonstrações financeiras anteriores para projetar suas receitas futuras, despesas e fluxo de caixa. Estar ciente destes aspectos irá ajudá-lo a tomar decisões mais certeiras para o seu negócio.

4 – Utilize ferramentas para gestão

É importante utilizar ferramentas tanto para gestão do negócio como para medir e acompanhar o desempenho da empresa a curto, médio e longo prazo. Ferramentas totalmente online são uma excelente opção, pois não é necessário instalar nada em seu computador ou notebook e podem ser acessadas em qualquer lugar. Uma boa opção é o Beija-Flor ERP (www.beijaflorerp.com.br), plataforma para gestão dos negócios e que também é usada para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

5 – Mantenha sempre um dinheiro reserva

O mercado pode mudar de ano para ano e, com isso, dificuldades podem aparecer. E isso acontece com todos, mesmo com os que possuem as melhores gestões. Mas sua sobrevivência provavelmente dependerá de como você atravessa estes problemas. Ter reservas de dinheiro para os tempos magros diminui o impacto, o estresse e as distrações, e permite que você fique focado no crescimento de seu negócio.

6 – Contrate ajuda profissional

Todo mundo precisa de ajuda, especialmente um empresário interessado em fazer de seu negócio um grande sucesso. Às vezes, vale a pena contratar os serviços de um especialista, mesmo que seja por um período de tempo específico. Eles podem ajudá-lo a determinar como está sua empresa, para onde ela está indo usando e analisar seus dados. No entanto, certifique-se de contratar alguém em quem você confia.

 

Compartilhe...

1 thought on “6 Dicas para melhorar a gestão da sua empresa em 2017

Deixe um comentário