Erros Comuns na Emissão de Notas Fiscais

Decifrando os erros de Status

Emitir uma nota fiscal nem sempre é uma tarefa simples. Quantas vezes você foi emitir uma nota fiscal e foi retornada uma mensagem de erro da receita?Pois bem, saiba que isso é algo frequente e não ocorre apenas na sua empresa. Por este motivo elaboramos este post contendo alguns dos erros mais simples e comuns que ocorrem na emissão de notas e mostraremos como solucioná-los.

  1. Status 778 – Informado NCM Inexistente

Este erro ocorre quando o NCM utilizado no produto da nota fiscal não consta mais na tabela de NCM da Receita. Ou seja, é necessário trocar o NCM do produto para um código válido e aceitável pela receita. Você pode consultar essa tabela por meio do link abaixo, basta clicar na opção “Tabela NCM e respectiva Utrib (comércio exterior) Vig. 01-07-2017 NT 2016.003 v.1.10 e NT 2016.001 v.1.30 (atualizada em 13/07/2017)”: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=Iy/5Qol1YbE=

  1. Status 539 – Duplicidade de NF-e, com diferença da Chave de Acesso

Este erro ocorre quando a sua nota fiscal já foi enviada e autorizada pela receita, mas, no entanto, o status (100) dela ainda não foi retornado. Para resolver você pode consultar a nota, caso não resolva aguarde um momento e tente consulta-la novamente.

  1. Status 518 – CFOP de entrada para NF-e de saída

Quando a receita retorna este erro significa que você está utilizando uma natureza de operação específica para notas de entrada ao invés de uma natureza de operação específica para notas de saída. Para consultar as CFOPs válidas para a receita, acesse a opção “Tabela de CFOP relacionada a versão 1.40 da NT2015/002” disponível no link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=Iy/5Qol1YbE=

Basicamente, os códigos de natureza de opção são categorizados como segue:

  • Dentro do Estado: Entrada -> Inicia com 1; Saída Inicia com 5
  • Fora do Estado: Entrada -> Inicia com 2; Saída inicia com 6
  1. Status 531 – Total da BC ICMS difere do somatorio dos itens (vBC informado: 100.00, vBC calculado: 0.0).

Quando a receita retorna este erro significa que você está tentando fazer uma nota fiscal com ICMS, porém está utilizando uma CST que não calcula ICMS. Verifique com seu contador qual CST utilizar neste caso.

  1. Status 533 – Total da BC ICMS-ST difere do somatorio dos itens (vBCST informado: 100.00, vBCST calculado: 0.0).

Quando a receita retorna este erro significa que você está tentando fazer uma nota fiscal com substituição tributária, porém está utilizando uma CST que não calcula substituição. Verifique com seu contador qual CST utilizar neste caso.

 

Compartilhe...

Deixe um comentário