A importância do contador para as empresas

No post de hoje iremos falar um pouco sobre a importância do contador para as empresas de um modo geral.  

Já parou para pensar quais funções um contador pode exercer em uma empresa? Você sabe se o contador é o profissional responsável apenas por cumprir com obrigações fiscais ou ele pode adquirir outras responsabilidades?

Antes de respondermos essas questões é importante destacar que para ser possível exercer a profissão de contador é necessário ser graduado em Contabilidade e possuir um CRC, que nada mais é que um registro no Conselho Regional de Contabilidade.

O contador é o profissional que pode exercer diferente funções em uma empresa, pois possui conhecimento aprofundado sobre a questão empresarial, conseguindo orientar seu cliente, ou seja, o empresário a estar cumprindo devidamente com a lei, além de auxiliar o mesmo nas tomadas de decisões.  

O profissional deve ser responsável pela questão financeira, organizacional, patrimonial e tributária de sua empresa, dessa forma o profissional de contabilidade não tem apenas a função de cumprir com obrigações fiscais, ele pode perfeitamente ser um conselheiro empresarial.

O contador pode auxiliar na redução legal dos impostos, pois por falta de conhecimento as empresas acabam pagando impostos indevidos, com isso o contador possui conhecimento necessário para apontar quais impostos as empresas devem pagar ou não.

É o profissional que pode orientar perfeitamente os novos empresários, ou seja, pessoas que desejam abrir sua própria empresa. Uma das orientações importantes é qual regime tributário deve-se adotar em sua empresa.

Apresentamos algumas das diversas funções de um contador no mundo empresarial, porém não foi citado a importância de um sistema de gestão na vida dos contadores e empresários. O sistema de gestão oferece suporte para os diferentes setores de uma empresa, como o setor administrativo, vendas financeiro, entre outros. Possuindo um sistema de gestão não será preciso a utilização de planilhas de Excel para registro de estoque de produtos, vendas, financeiro e etc, pois o próprio sistema, armazena as informações de forma organizada e disponibiliza relatórios para análise e conferencia, sendo possível realizar vendas, compras, controlar estoque de produtos entre outras tarefes que se encontra em uma empresa.

O sistema de gestão veio também com o intuito de facilitar a vida dos contadores na prestação das obrigações fiscais perante a receita, disponibilizando a geração dos arquivos fiscais que uma empresa deve apresentar. Um exemplo seria os arquivos xmls das notas fiscais emitidas durante o mês, o sistema possibilita para o usuário a opção de gerar o arquivo para seu contador apresentar para a receita federal. Outro exemplo seria o Sped Fiscal que é um arquivo que possui registros de apuração de impostos da empresa, caso a empresa se encaixa no padrão das empresas que devem apresentar, esse arquivo deve ser gerado mensalmente.

Agora que você entendeu a importância do contador para as empresas,  as ferramentas que pode ajudar um contador a exercer melhor o seu trabalho, e também como um contador pode te ajudar reduzindo os custos, leia mais sobre a redução de custos com TI (e porque você TEM que se preocupar com isso).

Compartilhe...

1 thought on “A importância do contador para as empresas

  1. Sem dúvida o Contador assume papel importante nas empresas, mas muitas contabilidades são omissas e não orientam seus clientes da melhor forma. Sistemas de gestão podem fazer com que os clientes não caiam em armadilhas.

Deixe um comentário