Conjunto de informações de gerenciamento, o básico da vida do produto. Mas como assim kardex?
Sua visualização é simples, baseando em dados de fácil visualização. O seu conceito é que cada produto tenha um cadastro ou ficha para acompanhamento.
Montando um Kardex básico:
1° passo é ter um cadastro do item a ser controlado;
2° passo é ter um local que mantenha as informações, podendo ser um software ou caderneta;
3° passo é ter alimentação das informações de compra do item e de data;
4° passo é ter alimentação das informações da venda ou saída do item e sua data.
Por que fazer o acompanhamento?
Esse método é utilizado para que tenha um monitoramento do estoque, obtendo dados para tomada de decisões de reposição do estoque.
Isso evita ser pego de surpresa, pois sempre terá um estoque mínimo a favor da empresa.
O Kardex lhe proporciona a reposição de produtos importantes, pois terá os dados do período que o produto ficou no estoque a disposição da empresa. Visando uma gestão de estoque veja nosso outro post.
Algumas estratégias utilizadas por empresa são:
– Estoque pequeno;
– Nunca faltar estoque;
– Trabalhar com pré-venda (Vendas por Encomenda).
Tendo esses conceitos, algumas empresas conseguem determinar o período e a informação necessária para aprovisionar recursos.
Outro fator importante é o prazo de entrega dos fornecedores. Assim, utilizando o conceito que quanto menor o prazo, menor pode ser o estoque.
Temos também o estoque de Segurança
O estoque de segurança é caracterizado por manter níveis de estoque suficientes para evitar faltas de estoque diante da demanda e a incerteza do produto quando necessário.
Quando se trabalha sem essa segurança, o atraso na entrega de um item por fornecedor normalmente causa a falta do estoque no período determinado da entrega.
Lembrando que se pode utilizar um software que faz todas essas operações acima. Temos a CDS Informática que trabalha com Sistemas de Gerenciamento.
Conheça em http://www.cds-software.com.br/