Você já se pegou alguma vez se perguntando o sistema de gerenciamento da sua empresa não é bom?
Muitas pessoas quando tem problemas na sua empresa a primeira coisa que vem à cabeça é o sistema não presta ou ele é falho ou até mesmo é uma grande M.
É muito fácil colocar a culpa no sistema, já parou para pensar se não é ao contrario se não o seu processo que está errado ou até mesmo se você adquiriu um sistema que não é o adequado a sua empresa.
Vou explicar melhor a o contexto acima. Em toda a nossa experiencia se deparamos com várias pessoas e os problemas com sistemas ou software.
O processo de adquirir um sistema para a sua empresa deve ser bem estudado pois é uma grande decisão além de uma grade investimento. O maior erro que muitos cometem é a questão de querer economizar em algo que é de extrema importância para o gerenciamento da empresa.
Sempre tem um amigo do seu amigo que fez um software de gestão que vai servir para sua empresa que é bem baratinho, isso é uma grande armadilha que muitos já caíram, esse é um dos problemas.
Tem alguns itens que podem influenciar no problema com o software, como uma implantação feita incorreta, o que pode ocasionar uma implantação parcial:
- O usuário que era para ser treinado não para um minuto para prestar a atenção necessário da explicação do software.
- Troca constante da equipe da empresa que está recebendo o treinamento.
- Boicote dos funcionários que não querem trocar o sistema antigo pois já estão acostumados aos velhos hábitos.
Mais as vezes o erro não é somente do lado da equipe do empresário pode ocorrer do lado do fornecedor como:
- Não tem uma equipe de desenvolvimento capaz de fazer as modificações necessárias
- Não tem equipe necessária para atender a demanda do cliente.
- Não cumprir prazos de entrega ao cliente.
- Oferecer um sistema que não é para o ramo específico ao do cliente.
Algumas vezes na hora de decidir em um software de gerenciamento é muito interessante conhecer a empresa fornecedora e sua capacidade, pois o mais importante é a qualidade do serviço prestado. Nem sempre uma empresa com fama internacional vai atender sua empresa da forma que necessita.