Como aumentar a produtividade?
Todos já sabemos que quanto maior a produtividade da equipe, mais lucros a empresa tem. Mas, para isso, precisamos de condições de trabalho e ferramentas.
Nesse post, iremos dar algumas dicas!
– Automatize ao máximo as tarefas:
Use ferramentas e tecnologia para automatizar as tarefas, é extremamente útil para que possamos evitar o retrabalho e custos desnecessários.
Você pode utilizar o Taskfly para controle das tarefas, que permite automizar sua estrutura armazenando em nuvem no Azure. É uma boa saída para as empresas hoje.
– Treinamento da equipe:
Não conseguimos milagres da noite para o dia, isso é fato. Para que sua empresa fature mais, você terá que gastar um pouco de tempo e dinheiro.
Agora fica se perguntando como?
Simplesmente invista em capacitação da sua equipe, com treinamentos dentro e fora da empresa. Quando possível, realize workshops, trazendo contribuição para a redução de custos futuros e aumento da produtividade.
– Comunicação interna
Outro ponto que pode tornar o fluxo de trabalho falho é a falta de comunicação entre as pessoas, sobretudo entre líderes e liderados. É fundamental que a empresa invista em canais de comunicação (intranet, e-mail corporativo, murais de recado, rádio online, TV corporativa, etc). Mas, que também tenha um planejamento de comunicação para que as mensagens e informações sejam disseminadas a todos e para que o diálogo faça parte da cultura interna.
Leve em conta que existem poucas formas mais efetivas de aumentar a produtividade de uma empresa do que fortalecer a comunicação interna e o trabalho colaborativo.
– Tenha um plano de ação
Muitas vezes, o retrabalho ou a lentidão na produção acontecem por falta de direcionamento. Além de ter treinamento e ferramentas tecnológicas para realizar suas atividades, as pessoas precisam ter direcionamentos, precisam seguir planos de ação que lhes mostrem o que precisa ser feito, como, por quem, quando, em qual prazo precisa ser entregue etc.
Um plano de ação é, portanto, o desenho do passo a passo para que um determinado trabalho seja entregue. É uma subdivisão dentro do fluxo de trabalho e é focado em um único projeto. Ele pode fazer toda a diferença na produtividade e evitar o retrabalho.
Saiba mais: Aumentando os resultados: como produzir mais gastando menos