Hoje Iremos Falar das Diferenças entre a NF-e e a NFC-e

2 minutos de leitura.

Diferenças em NF-e e NFC-e

A NF-e ou nota fiscal eletrônica e a NFC-e ou nota fiscal eletrônica ao consumidor, possuem diferenças não somente no nome.

As duas são transmitidas para a Secretaria da Fazenda através da internet.

Mas há algumas diferenças nelas que você precisa saber no momento em que as olha.

Qualquer uma delas são documentos fiscais eletrônico e seu processo de emissão aparentemente é idêntico, pois as duas modalidades de notas possuem um documento auxiliar conhecido por DANFE.

Oque é uma DANFE?

DANFE nada mais é do que um documento emitido para o transporte da mercadoria.

Acompanha o produto no momento em que ele está em transito e serve para que o mesmo seja consultado se foi emitido o documento na receita.

Oque preciso para emitir qualquer uma delas?

Para garantir que sua emissão ocorra, irá precisar da alguns itens:

NF-e

A NF-e é um documento apenas digital que fica armazenado eletronicamente. Serve para registro e para prestações fiscais de uma operação de venda e compra de itens ocorrida entre acordos comerciais.

Sua validade é garantida pois possui uma assinatura digital do remetente que é autorizado pelo Fisco, o documento eletrônico, antes da geração.

A Nota Fiscal Eletrônica atende desde as operações de compra e venda até as de devolução ou transferência de mercadorias, importação, exportação, entre outros. Ela veio para substituir aquelas antigas notas fiscais feita em talões.

NFC-e

A NFC-e, é emitida apenas ao consumidor final após qualquer venda realizada.

Ela surgiu para substituir o documento emitido chamado de ECF ou Cupom Fiscal

Esta modalidade dependia de impressoras homologadas pelo governo, que além de ser muito caras, somente locais autorizados podiam fazer as manutenções. Elas possuíam dias de trabalho específicos para ser utilizadas, e também havia necessidade de mantê-la por 5 anos após o termino dos seus dias uteis de trabalho.

O objetivo do uso da NFC-e é anular o uso do cupom fiscal, oferecendo mais segurança e agilidade para os órgãos de fiscalização.

 

Compartilhe...

2 comentários em “Hoje Iremos Falar das Diferenças entre a NF-e e a NFC-e”

    • Olá Marisa! Existem duas maneiras de emissão de boletos para clientes, nas quais você pode até mesmo parcelar a venda dos seus produtos. A primeira delas é diretamente através do Banco ao qual sua empresa é vinculada, solicitando através do Gerente da sua Conta, ele irá te auxiliar no processo.
      Outra maneira seria através de um sistema ERP como por exemplo o BeijaFlor-ERP, Ele te dá a opção de cadastro de conta bancária e a função de recebimento através de boletos bancários, para fazer as configurações você deve pegar os dados uma única vês com o gerente da sua conta bancária, depois disso terá a opção na qual pode colocar parcelamento máximo e o valor que desejar. Poderá também enviar e receber remessas bancárias para que o sistema se auto atualize e mostre a você o que foi pago ou não.

      Link do sistema BeijaFlor-ERP: http://www.beijaflorerp.com.br

      Qualquer dúvida estou sempre a disposição!

      Att Angelo Monteiro

      Responder

Deixe um comentário