Já parou para pensar que toda movimentação financeira tem algum impacto dentro de sua empresa e, por isso, é extremamente necessário ter uma organização adequada nesse setor? Todas as saídas, entradas e dívidas precisam de controle, e são consideradas Ativos e Passivos que vão relatar todas essas atividades.
Ativos
É, basicamente, tudo aquilo que a sua empresa tem como posse, ou seja, os bens materiais, imóveis, saldo no caixa, mercadorias e tudo aquilo que beneficia financeiramente seu negócio.
Pode ser classificado por:
- Circulantes: envolve tudo que pode ser transformado em dinheiro a curto prazo, ou menos de um ano, como caixa da empresa, estoques, contas a receber.
- Não circulantes: São aqueles investimentos que trazem, sim, retorno, mas a longo prazo. Como é o caso dos equipamentos, bens móveis e etc.
Passivos
Os Passivos, por sua vez, são as despesas e obrigações financeiras que sua empresa possui, como pagamento de dívidas, impostos, entre outros fatores que relacionados à saída de dinheiro.
Assim como os Ativos, possuem duas classificações:
- Circulantes: são os registros que serão pagos em menos de 12 meses. Salários, aluguel, impostos, etc.
- Não circulantes: é tudo aquilo que será pago por mais de um ano, como empréstimos, prestações, entre outros.
Conseguiu entender a diferença? Essas tarefas fazem parte de relatórios que vão auxiliar na saúde financeira de seu negócio. Lembre-se que é de grande importância que o Ativo tenha resultado melhor que o Passivo, pois isso implicará no saldo positivo no final do mês.