Desconforto no trabalho? Fuja do péssimo clima organizacional!

2 minutos de leitura.

Cada organização possui características singulares que as diferenciam uma das outras (missão, visão, valores, politicas, além da maneira de pensar e agir), e o clima organizacional reflete a cultura da organização e o jeito que as pessoas executam suas tarefas. É constituído pela grande mistura de personalidade, singularidades, costumes, temperamentos e emoções de cada um dos colaboradores.

Para gerir e “cuidar” do pessoal, é de extrema necessidade que as empresas tenham um departamento específico para isso. Anteriormente, chamávamos de “Recursos Humanos”, porém com a evolução e a necessidade de enxergar o funcionário como parceiro e não apenas um recurso, esse termo passou a ser chamado de “Gestão de Pessoas”.

Hoje, a gestão de pessoas não trata os colaboradores como meros funcionários. Ela busca gerir de tal forma que ele venha em primeiro lugar, afinal, eles são os principais promotores da organização e o gargalo de crescimento.

Sabendo disso, podemos dizer que os sentimentos das pessoas de dentro da organização devem ser levados em consideração, assim como o bom relacionamento durante e pós-expediente.

Você já deve ter notado que quando alguém age de maneira rude com outra pessoa, ela se sente negativa e pode até comprometer seu rendimento e sua produtividade, além do desconforto causado nas pessoas ao redor.

Desta forma, a gestão de pessoas deve cuidar do clima organizacional de forma mais abrangente, sendo os líderes de cada setor responsáveis pelo gerenciamento individual, zelando para que a harmonia do ambiente não seja comprometida.

Você pode até não perceber, mas listamos algumas atitudes que influenciam o ambiente a ficar pesado e o que fazer ao se deparar com estas situações:

            Fofocar durante o expediente

Não importa se é de pessoas de dentro da organização ou de fora. Se você começar a espalhar coisas que NÃO TEM NADA HAVER COM A SUA VIDA, pode ter certeza de que isto afetará o clima e alguém ficará desconfortável.

Caso você esteja com aquela coceirinha atrás do ouvido e queira comentar sobre alguém, conte até 10 e procure alguma coisa produtiva a se fazer!

            Ser rude

Ser rude com alguém é como uma bola de neve: começa pequena e quando menos esperar, ela já se tornou enorme. Se alguém agir de maneira grosseira com você, não responda da mesma forma. Estudos psicológicos indicam que se você responder a pessoa cordialmente, a chance dessa pessoa se arrepender é bem maior quando você responde com outra grosseria.

            Faltar com ética

A ética não está somente em responder a pessoa cordialmente. Na verdade, ética está em AGIR com transparência. Omitir e distorcer informações, criticar em público, visar o benefício próprio enquanto prejudica o outro e agir de má fé são coisas que você NUNCA deve fazer!

Lembre-se sempre que toda ação possui uma reação, e que quanto mais confortável e harmônico for o ambiente de trabalho, mais os colaboradores serão produtivos e se tornaram clientes internos, promovendo a organização como verdadeiros fãs!

Se quiser investir um pouco mais em técnicas que influenciam o ambiente de trabalho, dê uma olhada nos nossos posts sobre os colaboradores ?

Compartilhe...

2 comentários em “Desconforto no trabalho? Fuja do péssimo clima organizacional!”

Deixe um comentário