Desconforto no trabalho? Fuja do péssimo clima organizacional!

Desconforto no trabalho? Fuja do péssimo clima organizacional!

Cada organização possui características singulares que as diferenciam uma das outras (missão, visão, valores, politicas, além da maneira de pensar e agir), e o clima organizacional reflete a cultura da organização e o jeito que as pessoas executam suas tarefas. É constituído pela grande mistura de personalidade, singularidades, costumes, temperamentos e emoções de cada um dos colaboradores.

Para gerir e “cuidar” do pessoal, é de extrema necessidade que as empresas tenham um departamento específico para isso. Anteriormente, chamávamos de “Recursos Humanos”, porém com a evolução e a necessidade de enxergar o funcionário como parceiro e não apenas um recurso, esse termo passou a ser chamado de “Gestão de Pessoas”.

Hoje, a gestão de pessoas não trata os colaboradores como meros funcionários. Ela busca gerir de tal forma que ele venha em primeiro lugar, afinal, eles são os principais promotores da organização e o gargalo de crescimento.

Sabendo disso, podemos dizer que os sentimentos das pessoas de dentro da organização devem ser levados em consideração, assim como o bom relacionamento durante e pós-expediente.

Você já deve ter notado que quando alguém age de maneira rude com outra pessoa, ela se sente negativa e pode até comprometer seu rendimento e sua produtividade, além do desconforto causado nas pessoas ao redor.

Desta forma, a gestão de pessoas deve cuidar do clima organizacional de forma mais abrangente, sendo os líderes de cada setor responsáveis pelo gerenciamento individual, zelando para que a harmonia do ambiente não seja comprometida.

Você pode até não perceber, mas listamos algumas atitudes que influenciam o ambiente a ficar pesado e o que fazer ao se deparar com estas situações:

            Fofocar durante o expediente

Não importa se é de pessoas de dentro da organização ou de fora. Se você começar a espalhar coisas que NÃO TEM NADA HAVER COM A SUA VIDA, pode ter certeza de que isto afetará o clima e alguém ficará desconfortável.

Caso você esteja com aquela coceirinha atrás do ouvido e queira comentar sobre alguém, conte até 10 e procure alguma coisa produtiva a se fazer!

            Ser rude

Ser rude com alguém é como uma bola de neve: começa pequena e quando menos esperar, ela já se tornou enorme. Se alguém agir de maneira grosseira com você, não responda da mesma forma. Estudos psicológicos indicam que se você responder a pessoa cordialmente, a chance dessa pessoa se arrepender é bem maior quando você responde com outra grosseria.

            Faltar com ética

A ética não está somente em responder a pessoa cordialmente. Na verdade, ética está em AGIR com transparência. Omitir e distorcer informações, criticar em público, visar o benefício próprio enquanto prejudica o outro e agir de má fé são coisas que você NUNCA deve fazer!

Lembre-se sempre que toda ação possui uma reação, e que quanto mais confortável e harmônico for o ambiente de trabalho, mais os colaboradores serão produtivos e se tornaram clientes internos, promovendo a organização como verdadeiros fãs!

Se quiser investir um pouco mais em técnicas que influenciam o ambiente de trabalho, dê uma olhada nos nossos posts sobre os colaboradores ?

Compartilhe...

2 comentários em “Desconforto no trabalho? Fuja do péssimo clima organizacional!”

Deixe um comentário