O que é ERP e por que sua indústria precisa desse sistema?

2 minutos de leitura.

Diariamente, diversas indústrias precisam, gerir uma enorme quantidade de informações, certo? Setores como estoque, finanças, recursos humanos, vendas, compras, produção e contabilidade produzem muitos dados que demandam atenção no dia a dia.

                O ERP é um sistema integrado de gestão que reúne em uma única plataforma as informações de todos os setores de uma organização. Com essa tecnologia, a empresa deixa, então, de utilizar uma solução ou um método para cada uma das áreas, o que, por consequência, facilita o fluxo de dados e a comunicação entre os profissionais.

Com o ERP, os gestores conseguem reunir todas as informações necessárias e tem a possibilidade de cruzar os dados e gerar relatórios com poucos cliques. Em outras palavras, uma atividade que podia levar horas passa a ser realizada em minutos.

Imagine que sua indústria receba um pedido grande de um determinado produto. Mas, para de fato fechar a negociação, a área de vendas precisa confirmar a quantidade atualizada desse item no estoque. Sem um sistema ERP, o profissional precisaria enviar uma solicitação ou conferir em planilhas, que podem não conter a informação atualizada. Por outro lado, se essa tecnologia estiver implementada, a consulta é realizada em minutos, pois os dados estão no mesmo sistema e são registrados no momento em que saem ou entram.

Motivos para utilizar um ERP nas indústrias.

                Cortar custos e aumentar a produtividade são duas importantes vantagens proporcionadas pelo ERP. Ao centralizar todas as informações, é possível ter maior controle da produção e, dessa forma, identificar onde os recursos estão sendo utilizados.

                Como o sistema integra todas as áreas e elimina a necessidade de montar inúmeras planilhas, os funcionários conseguem melhorar a produtividade, pois não precisam perder mais tanto tempo com questões burocráticas e nem correm o risco de cometer erros por digitação manual de um grande volume de dados. Assim, ficam livres para exercer suas atividades e pensar estrategicamente no negócio.

                O ERP deixa ainda a gestão da indústria mais segura. Como a plataforma registra todas as atividades anteriores, é criado um histórico que facilita a identificação de falhas chamada de log.

                Não podemos esquecer a segurança, o backup das informações é deveras essencial.

                Mais uma vantagem do ERP é a criação de uma linguagem uniforme na indústria, pois ele padroniza os processos e o registro das informações. Isso garante a integração entre os setores e a uniformidade dos números finais.    Assim, a equipe de vendas, tem certeza que está recebendo corretamente os resultados gerados pelos profissionais responsáveis pelo estoque de produção.

Compartilhe...

Deixe um comentário