Dicas de Garantia de produtos para sua empresa.

2 minutos de leitura.

Além do número total de reclamações e custos de garantia, essas cinco métricas principais de garantia ajudam os gerentes de garantia a impulsionar o desempenho e a qualidade do produto.

  • CPU – Custo da garantia por unidade: Custo total da garantia / nº de unidades.


CPU é o custo médio durante o período de cobertura da garantia. A CPU é uma métrica chave para determinar o orçamento de garantia e os acúmulos, bem como ajuda com produtos e preços de garantia estendida aos clientes. 

  • Custo da garantia como % das vendas: 

Custo da garantia anual / Vendas anuais A garantia como porcentagem das vendas pode variar de 0,5% a 5% das vendas para diferentes setores. Essa métrica ajudará as empresas a definir facilmente o impacto da garantia nos resultados financeiros da empresa.

  • Porcentagem de recuperação do fornecedor: recuperação do fornecedor / custo total da garantia.


Como as empresas adquirem a maioria dos componentes dos fornecedores, as porcentagens da garantia recuperadas dos fornecedores são uma parte muito importante do gerenciamento dos custos de garantia e da qualidade do fornecedor. Os valores de garantia e recuperação do fornecedor podem ajudar a medir o desempenho do fornecedor e ajudar nas discussões sobre preços de peças e termos e condições de garantia com os fornecedores.

  • Taxa de contribuição da garantia: Custo da garantia para área específica / Custo total da garantia.

A contribuição da garantia pode ser aplicada em qualquer área de enfoque. Essa métrica pode ser usada para determinar a contribuição do custo da garantia para categorias de produtos, modelos, regiões, peças, mão de obra e revendedores. A criação de gráficos de Pareto ou relatórios Top não por contribuição de garantia ajudará a determinar as prioridades de melhoria. 

  • Frequência de reclamações: Nº de reclamações / Nº de unidades.


Embora outras métricas sejam baseadas em valores, isso se baseia no número de reclamações ou falhas. Algumas empresas com grande número de produtos usam uma variação dessa métrica, como reparos por mil ou por milhão. A frequência de falhas e o tempo médio entre essas falhas podem ajudar a identificar áreas de preocupação, se essas falhas forem de pequenas quantias em valores.

Acompanhar as mudanças nessas métricas ao longo do tempo ajudará a acompanhar o progresso que a empresa está fazendo. Ele identifica áreas específicas nas quais se concentrar para melhorias.

Quer acompanhar a evolução de sua empresa de maneira completa conheça o CDSFive, um ERP que abrange todas as áreas de sua empresa. Acesse www.cds-software.com.br

Deixe um comentário