O que é Comissão?

2 minutos de leitura.

Comissão refere-se à remuneração paga a um funcionário após o cumprimento de uma tarefa, que muitas vezes é a venda de um determinado número de produtos ou serviços.

Vender produtos ou serviços é um desafio. Profissionais que estão em vendas e marketing lidam com uma concorrência acirrada. Os empregadores oferecem uma comissão para motivar seus funcionários e torná-los mais produtivos e gerar mais vendas e atrair clientes.

Os empregos de vendas e marketing em muitos setores, como automóveis e imóveis, geralmente oferecem remuneração baseada em comissões. Pode ser parte do salário de um funcionário ou uma forma separada de renda que é paga em um horário diferente. É calculado com base em uma porcentagem das vendas totais. Isso significa que quanto mais produtos ou serviços um funcionário puder vender, maior será o valor que ele receberá.

As empresas variam na forma como definem e pagam as comissões. Uma maneira é a comissão fixa em que o funcionário recebe uma taxa ou porcentagem sobre qualquer venda que fizer. A outra forma é a comissão em rampa, em que a porcentagem aumenta quando o funcionário gera mais vendas ou atinge metas mais altas.

Ao aceitar um trabalho com pagamento baseado em comissão, certifique-se de entender o processo envolvido no cálculo do valor. Lembre-se de que vários fatores podem afetar sua renda, portanto, dedique um tempo para entender totalmente seu contrato de trabalho.

Vantagens do pagamento baseado em comissão

1. Incentiva os funcionários a trabalharem mais

Profissionais altamente talentosos em vendas e marketing tiram mais proveito do pagamento baseado em comissões, pois sua renda depende de quão duro eles trabalham. Quanto mais vendas fizerem, mais generosa será sua remuneração em comparação com seus colegas menos motivados.

2. Ajuda a gerenciar despesas de folha de pagamento

Já para os empregadores, remunerar os empregados com base em comissão permite-lhes administrar as despesas com a folha de pagamento. Uma vez que a quantia que dão a seus funcionários depende das vendas ou da receita que geram, os empregadores podem manter os custos baixos, especialmente para funcionários que não têm um bom desempenho. Também é uma ótima maneira de desenvolver uma força de trabalho proativa e motivada.

Deixe um comentário