O que é computação em nuvem (e porquê você deve começar a olhar para ela)?

2 minutos de leitura.

Computação em nuvem ou cloud computing, consiste em utilizar recursos, ferramentas e armazenamento de uma máquina disponibilizada por provedoras de nuvem (empresas que oferecem esses serviços de computação). Alguns provedores que talvez você conheça são: Amazon Web ServicesIBM, e claro a Microsoft.

Com a nuvem você pode usar seu computador de qualquer lugar do mundo, é como se seu computador estivesse em todos os lugares ao mesmo tempo, e não apenas no trabalho ou casa!

Cada vez mais empresas de grande ou pequeno porte como, por exemplo, a Netflix, Google, Spotify e até mesmo o Uber, tem adotado o armazenamento em nuvem e as máquinas em nuvem, por seus inúmeros benefícios, dentre eles vamos destacar alguns dos principais que podem fazer você migrar de vez para a utilização de serviços de computação nuvem:

  • Segurança dos dados

Provavelmente você já passou por uma situação em que sua máquina foi afetada por vírus e a única solução foi a formatação. Com a computação em nuvem você mantem os dados mais importantes da sua empresa protegidos de infecção de arquivos, além de possibilitar que você possua uma cópia dos arquivos. É importante também manter os seus dados fisicamente seguros (você pode saber mais sobre manutenção de computadores aqui) e unindo uma máquina segura com a computação em nuvem você duplica a segurança dos seus dados;

  • Escalabilidade e flexibilidade para sua empresa

Com o crescimento da sua empresa o acúmulo de dados é muito comum, e a utilização da nuvem pode resolver este problema. A escalabilidade e flexibilidade permitem que, ao contratar o serviço em nuvem você gerencie quanto de armazenamento irá utilizar, como você irá acessar os serviços e como serão processados de acordo com funcionamento da sua empresa, mantendo-a sempre atualizada de acordo com as necessidades do seu negócio. Com a nuvem você não está preso à contratação inicial, você pode adaptar os serviços recebidos de acordo com o aumento da sua necessidade;

  • Software como serviço (SaaS)

O SaaS permite que sua organização entre em funcionamento rapidamente com um custo mínimo. Você pode alugar o serviço de aplicativo, possibilitando que sua empresa e usuários conectem-se normalmente através do navegador web. Contratando o serviço correto, você garante a disponibilidade, segurança do aplicativo e de seus dados;

  • Sustentabilidade

A virtualização de arquivos proporciona economia de energia e espaço para a empresa, além disso, por não depender de máquinas físicas, evita descarte inapropriado de equipamento tecnológico, e diminui a emissão de dióxido de carbono.

  • Custos

Se olharmos em um panorama geral, todas as empresas, sem exclusão, hoje têm custos elevados em equipamentos (clientes e servidores), licenças de software e segurança para estes. Segundo uma pesquisa feita pelo site ComputerWorld, indica que é possível ter uma economia de até 25% nos custos utilizando nuvem, mas tende a crescer ainda mais.

Gostou dos motivos? Então venha para o mundo da computação em nuvem. Mantenha sua empresa atualizada e com segurança com o que há de melhor na tecnologia!

Saiba sobre nossa empresa e nossos serviços de nuvem clique aqui.

Compartilhe...

1 comentário em “O que é computação em nuvem (e porquê você deve começar a olhar para ela)?”

Deixe um comentário