Contas a pagar e a receber

2 minutos de leitura.

Controlar tudo que uma empresa tem a receber e a pagar, por meio de planilhas ou papeladas, sem um sistema de auxilio de gestão, é uma tarefa quase impossível nos dias de hoje, além de interferir e diminuir a produtividade. Uma das ferramentas que pode ser utilizada é o “contas a pagar e receber” que é uma ótima opção para controlar o saldo da empresa, mantendo em ordem tudo o que vai entrar e tudo o que vai sair da mesma. Utilizando um sistema de gestão, você consegue um controle financeiro mais eficaz e preciso, ganhando tempo e produtividade no seu dia a dia.

Entenda um pouco mais

A função do “contas a receber” é controlar todos os débitos do cliente, tanto aberto quanto fechado (já pagos), isso com informações como número do documento de onde veio esse débito, valor, vencimento, nome do cliente e com os demais campos convenientes para a sua empresa.

Já o “contas a pagar” diz respeito a todas as contas e dívidas da empresa, tanto aberto quanto fechado, por exemplo, conta de água, luz, telefone. Assim como o receber, contém informações como número do documento, nome do fornecedor, e etc. Ou 21seja, é uma função de rotina que a empresa deve exercer.

Usando essa ferramenta de gestão fica extremamente fácil controlar o financeiro da empresa, pois, permite ao gestor uma visão clara do fluxo da organização. Por exemplo, no caso do “contas a receber”, o vendedor quando for realizar uma venda para um cliente pode olhar seu histórico de compras ou os débitos em aberto, e verificar a situação do cliente, se ele é inadimplente ou se está tudo em dia. Um exemplo do “contas a pagar” seria se a empresa estivesse querendo cortar custos e, por meio dos históricos de contas, conseguisse identificar onde cortar esses custos, tirando despesas desnecessárias.

Compartilhe...

Deixe um comentário