O que é margem de lucro?

4 minutos de leitura.

Antes de mergulhar na determinação da margem de lucro, você precisa saber o que é. A margem de lucro da sua empresa mede a porcentagem da receita que ela mantém depois de pagar pelas despesas de saída. Você pode calcular a margem de lucro para ver a lucratividade de um período específico.

Resumindo, sua margem de lucro ou porcentagem permite que você saiba quanto lucro sua empresa gerou para cada venda. Por exemplo, uma margem de lucro de 40% significa que você tem uma receita líquida de R$ 0,40 para cada R$ 1,00 de vendas.

Rastrear sua margem de lucro pode ajudá-lo a monitorar a saúde de sua empresa e a tomar melhores decisões de negócios no futuro. Já para não falar, pode ajudá-lo a sinalizar e resolver problemas financeiros mais rapidamente. E uma boa margem de lucro pode tornar seu negócio mais atraente para os investidores.

Existem algumas maneiras de analisar sua margem de lucro:

Margem de lucro líquido

Margem de lucro bruto

Margem de lucro operacional

Sua margem de lucro líquido, também chamada de resultado, é o valor total da receita que sobrou depois que todas as despesas e receitas foram contabilizadas. Esta é a sua margem de lucro geral ou “regular”. Sua margem de lucro líquido considera coisas como custo dos produtos vendidos (CPV), despesas operacionais, pagamentos de dívidas, impostos, pagamentos únicos e qualquer receita de investimentos.

A margem de lucro líquido mostra a capacidade geral de sua empresa de transformar receita em lucro. Na maioria dos casos, você usa a margem de lucro líquido para determinar a lucratividade de sua empresa e medir quanto lucro seu negócio gera de sua receita total.

Para calcular a margem de lucro líquido da sua empresa, use a seguinte fórmula:

Margem de lucro líquido = (receita / receita líquida) X 100

Se você não tiver seu lucro líquido à mão, também pode usar a fórmula abaixo para calcular sua margem de lucro:

Margem de lucro líquido = [(receita – CPV – despesas operacionais – outras despesas – juros – impostos) / receita] X 100

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto mede a receita restante após a contabilização do CPV. Sua margem de lucro bruto exclui despesas gerais, como serviços públicos ou aluguel. A margem de lucro bruto é uma das métricas de lucratividade mais simples porque define o lucro como a receita restante após você contabilizar o custo das mercadorias vendidas.

Normalmente, a equação da margem de lucro bruto é usada para determinar a margem de lucro de um único serviço ou produto, permitindo que você veja o valor da receita que mantém em cada item. Normalmente não é usado para calcular a margem de lucro da empresa como um todo. Você pode usar a margem de lucro bruto para saber quais itens são mais e menos lucrativos.

Então, como você calcula a margem de lucro bruto? Para determinar a margem de lucro bruto, use a seguinte fórmula:

Margem bruta = [(Receita total – COGS) / Receita total] X 100

Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional leva em consideração todas as despesas gerais, operacionais, administrativas e de vendas necessárias para as operações comerciais do dia a dia. No entanto, não inclui dívidas, impostos e outras despesas não operacionais. Basicamente, sua margem operacional mostrará seus ganhos de atividades operacionais.

Para encontrar a margem de lucro operacional da sua empresa, use a fórmula abaixo:

Margem de lucro operacional = (receita / receita operacional) X 100.

Como melhorar sua margem de lucro

Existem várias maneiras de aumentar sua lucratividade. O caminho que você seguirá dependerá das especificidades do seu negócio, mas você pode observar:

Redução de custos – muitas empresas optam por usar esse método. Você está fazendo os melhores negócios possíveis com as concessionárias de serviços públicos e seu banco? Quando foi a última vez que você negociou tarifas com seus fornecedores?

Aumentar a rotatividade – uma das maneiras de fazer isso é se concentrar nos clientes existentes e fazer vendas incrementais ou cruzadas de produtos e serviços.

Aumentando a produtividade – há algum processo que você sabe que pode melhorar? Talvez o uso de ferramentas de gerenciamento de projeto e tempo aumente a sua própria produtividade (e a de seus funcionários), permitindo que você faça mais em um curto espaço de tempo.

Compartilhe...

Deixe um comentário