O que é SAT Fiscal?

< 1 minutos de leitura.

Desenvolvido com o objetivo de modernizar o controle fiscal, o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) é um equipamento que valida e armazena documentos de operações das empresas de forma digital, através das vendas concluidas.

O SAT permite que os lojistas imprimam as suas notas de forma online, automática e autenticada. Já os consumidores podem acessar suas transações por meio de um QR Code, que recebem em suas vias impressas, no site do SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Esse sistema proporciona segurança tanto para quem realiza as vendas, quanto para os que compram, pois facilita o controle tributário e garante os direitos do cliente.

Mas como funciona o SAT, afinal?

Ao contrário que muitos pensam, esse controle não é difícil! Ele se inicia com a compra e logo em seguida ocorre a formatação dos dados para o equipamento  do SAT, que por sua vez fará os procedimentos necessários para gerar o CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico).

Para utilizar esta gestão, basta conectar o aparelho em um computador que tenha USB, com aplicativo comercial. Assim, toda a comunicação e as informações serão configuradas de forma online.

Uma das vantagens de obter o equipamento é que, além de agilizar todos os processos de documentação de sua compra, ele é de fácil manutenção, atende as obrigações impostas pelo Ministério da Fazenda, não exige relatórios e permite o cancelamento da compra até 30 minutos após a venda.

As empresas que faturam mais de R$60 mil, desde 2017, passaram a ser obrigadas a trabalhar com o SAT, bem como novas empresas e postos de combustíveis.

Compartilhe...

Deixe um comentário