Previsão Orçamentária

2 minutos de leitura.

O orçamento empresarial é uma ferramenta de planejamento e controle que deve ser aplicada a todas as empresas, com ela você consegue programar todas as receitas, despesas e resultados de seu negócio. Ela nada mais é que uma previsão, ou até mesmo uma meta, que definirão os rumos da sua empresa. É válido lembrar da importância de sua criação entre o fim do ano corrente e início do próximo ano, estipulando as metas e previsões da empresa, para o ano que se inicia.

Para criar uma boa previsão orçamentaria, devem ser seguidos alguns passos, tais como:

  • Planejamento de Vendas
  • Projeção de Deduções de Vendas
  • Orçamento de Custos de Produção
  • Orçamento de Gastos com Pessoal
  • Orçamento de Despesas Operacionais
  • Orçamento de Investimentos

Nesta fase é muito importante observar o segmento da sua empresa, pois este planejamento, deve ser realizado em cima das necessidades de seu negócio, e não há uma “fórmula mágica” que se aplica a todos os seguimentos. Vale frisar que todos os itens acima são de suma importância, porém, alguns serão mais necessários que outros para sua empresa.

Orçamento empresarial é um instrumento de planejamento e controle das receitas, despesas e resultados do empreendimento. Trata-se de uma previsão, uma meta, de a qual serão tomadas as decisões na empresa.

Realizado este orçamento, é necessário que o mesmo seja colocado em prática para que os resultados planejados sejam alcançados. Ele precisa ter uma utilidade em as empresa, portanto, aconselha-se que sejam realizadas reuniões de fechamentos mensais ou trimestrais, para que sejam analisadas as metas estipuladas no planejamento e quanto já está sendo alcançado dela, para que seu desempenho contábil e financeiro, ao final do ano o seu resultado não seja uma “surpresa” para você.

Compartilhe...

Deixe um comentário