Embora sua pequena empresa seja única, existem alguns problemas de gerenciamento de fluxo de caixa comuns à maioria das pequenas empresas e que continuam surgindo. Antes de passar para as nossas sugestões de como solucionar seus problemas de fluxo de caixa, é importante definir os problemas. Os problemas mais comuns de fluxo de caixa para pequenas empresas que vemos são:
Não manter reservas de caixa suficientes para pequenas empresas. Você sempre deve ter pelo menos três a seis meses de capital de giro para se preparar para demandas inesperadas no seu fluxo de caixa, de um cliente que não paga até uma emergência repentina que precisa ser corrigida imediatamente.
Não elaborar um plano de negócios de fluxo de caixa. Seu plano de negócios de fluxo de caixa deve incluir as maneiras pelas quais você lida com uma lacuna entre seu fluxo de caixa de saída e entrada.
Crescendo muito rápido. Você realmente pode ser vítima de seu próprio sucesso. Se você expandir seus negócios muito rápido, poderá descobrir que seu fluxo de caixa está atrelado a custos iniciais para atender à demanda dos clientes que ainda não foram atendidos. Atenha-se a um crescimento lento e constante.
Não acompanhando corretamente sua projeção de fluxo de caixa para pequenas empresas. É vital monitorar seus fluxos de caixa recebidos e enviados pelo menos uma vez por mês, mas possivelmente semanalmente ou mesmo todos os dias. Depois que tudo é inserido em um documento central, você pode ver sua imagem geral do fluxo de caixa.
Obtendo o seu preço errado. Se você cobrar demais, vai assustar os clientes. Mas se você cobrar muito pouco, seus pagamentos não apenas serão mais baixos, como os clientes não valorizarão seus produtos o suficiente, assim você terá menos negócios em geral.