Segurança e Permissões

Por que trocar minha senha periodicamente

O objetivo da troca periódica de senha é expulsar um invasor que já obteve a senha. Se um hacker obtiver acesso de um funcionário após conseguir a senha dele, a troca periódica vai bloquear os acessos futuros desse hacker.

O problema com essa mentalidade é que até uma empresa que segue a recomendação e exige a troca ainda poderia ficar exposta pelos 60 dias até a troca. O ideal, nesses casos, é que a invasão seja detectada e a troca realizada imediatamente.

Vantagens do controle de acesso aos dados da empresa

 Maior segurança com o controle de acesso
Com o controle de acesso físico, apenas pessoas autorizadas podem entrar nos locais onde ficam alocados arquivos e informações sigilosas da empresa. Assim, os dados da organização ficam mais seguros e só são acessados por pessoas identificadas, autorizadas e com senha para tal.
Dessa forma, a empresa fica respaldada contra pessoas mal-intencionadas, colaboradores que trabalham juntamente com concorrentes, espionagem, entre outros.

 Tudo deve ser proibido a menos que seja expressamente permitido

A melhor forma de implementar uma política de controle de acesso é negar completamente os acessos aos usuários e, depois, permitir somente aqueles necessários para a execução de suas tarefas.

Essa autorização, preferencialmente, deve ser concedida pelo superior direto de cada colaborador e deve ser baseada no princípio da necessidade. Ou seja, apenas serão permitidos os recursos e permissões estritamente justificáveis para cada função.

Adotando essa estratégia, você não corre o risco deixar passarem despercebidas permissões inadequadas para algum colaborador.

 Regras de senha segura

Fornecer os acessos corretos será pouco efetivo caso seja permitido o uso de senhas fracas. Caso isso aconteça, um hacker ou mesmo um colaborador mal-intencionado, pode descobrir as credenciais de usuários com amplo acesso e, assim, roubar, apagar ou adulterar informações.

Por isso, uma política de controle de acesso deve privilegiar a obrigatoriedade de boas práticas para criação. Alguns pontos que devem ser observados são a definição de um número mínimo de caracteres e o uso de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Além disso, as senhas devem ser alteradas periodicamente e deve constar a proibição do uso de combinações repetidas dentro de um determinado período.

Como proteger seu patrimônio de dados.

Proteja seus colaboradores e patrimônio, com processos de segurança padronizados e monitoramento constante, e aumente o bem-estar e a produtividade do seu negócio. A solução de Controle de Acesso da CDS Software foi projetada para atender às políticas de segurança de qualquer tipo de empresa, validando e monitorando o acesso a áreas específicas, por meio de regras de negócio definidas pelo cliente e automatizadas através de dispositivos específicos, independentemente da localização do seu local de trabalho, departamento ou filial da empresa.

Agora que você já conhece os principais tipos, saiba como implementá-los na sua empresa.

Todas essas dicas foram baseadas regras de segurança dos softwares da CDS. Visando sempre proteger os dados de sua empresa.

Deixe um comentário