Varejo: Vantagens que você não sabia

2 minutos de leitura.

Atualmente, o comercio varejista representa a maior parcela de fluxo de pessoas e de entrada e saída de produtos. Isso porque supri as necessidades individuais das pessoas, encontrando este tipo de comercio com muito mais frequência do que outros.

O comercio varejista é aquele que vende produtos para pessoas físicas, sem a necessidade de comprar por lote. Isto é, o cliente pode optar comprar por apenas um produto, conforme for a sua necessidade.

Ele atinge diretamente o nosso cotidiano, seja com uma loja de roupa, um supermercado, um posto de combustível, uma livraria.

No aspecto negativo, o varejo apresenta um produto final mais caro. Mas porquê? Vamos analisar a cadeia produtiva de um achocolatado comum. A fábrica vende ele em lotes de 500 unidades, sendo que cada unidade sai a 3 reais. E por questões logísticas é impossível vender unitariamente. Então a fábrica vende para os supermercados, que após incluir todos os seus custos e a sua margem de lucro, o achocolatado sai por 8 reais. É mais caro! Entretanto você como consumidor final não tem dinheiro, espaço no armário de casa e também não conseguiria consumir todos estes 500 achocolatados antes do seu prazo de vencimento. Então você compra no supermercado perto de sua casa.

Ainda com o valor do produto mais caro, há vantagens que suprem esse aspecto. O motivo mais comum de um cliente voltar em uma loja, é pela experiencia que ele teve no passado. O ser humano se orienta pelos seus 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). Desta forma, quando a pessoa esta num ambiente que estimula favoravelmente estes sentidos, a experiencia acaba sendo mais agradável. Assim como, demonstrar e contornar objeções se torna possível através de um contato físico. Se você tem duvida de como contornar objeções, acesse esse post.

Considerando que atualmente as pessoas exigem coisas rápidas, resultados rápidos e respostas rápidas, o varejo é o que melhor atende essa necessidade, pois oferece ao cliente a pronta entrega. Há coisas que realmente não convém esperar 10 a 15 dias. O que torna também a compra por impulso uma coisa muito mais frequente, já que o cliente não pensa muito na hora, apenas utiliza seus estímulos e seus sentidos para tomar a decisão.

Mesmo com a tendência do e-commerce aumentar e o atacado vender produtos cada vez mais baratos, a tendência do comercio varejista é também criar mais forças. Principalmente quando estamos nos referindo a produtos de conveniência e que suprem as necessidades momentâneas das pessoas.

Se você precisar de ajuda para gerenciar a sua empresa de uma forma eficiente, entre em contato com a equipe da CDS Informatica!

Compartilhe...

Deixe um comentário