Você já sabe o que é ética e segurança digital?

2 minutos de leitura.

Com certeza, em algum momento, você já parou para pensar em como a tecnologia tem estado presente em nosso cotidiano e se responsabilizado por diversas tarefas, como mandar uma mensagem, realizar trabalhos, aproximar pessoas, etc. E, como em diversas áreas da sociedade, no mundo digital também existe um conjunto de éticas e medidas de segurança.

Como funciona?

A ética digital está relacionada a um conjunto de valores que uma pessoa deve ter ao utilizar a internet para não ferir nem prejudicar o outro usuário. Já a segurança digital se refere ao cuidado com a informação, já que, por meio das redes sociais e outras plataformas, nos comunicamos, enviamos e armazenamos inúmeros tipos de mensagens.

Como se adequar a isso?

Se a sua empresa está presente nesse mundo e a tecnologia faz parte deste cotidiano, você deve levar em conta algumas questões como, por exemplo, as redes sociais. Para utilizar essas ferramentas, é fundamental alinhar os valores de seu estabelecimento, como ele deve se relacionar com o público e quais condutas estão de acordo com os seus princípios.

Não se esqueça, também, que a tecnologia e o excesso de informações podem trazer alguns reflexos para a vida do colaborador e, por isso, é necessário estabelecer um limite de horas de uso, para que ele não sofra com alguns impactos causados pelas máquinas.

Em um mundo em que todos estão conectados, conhecer o seu cliente, o que ele gosta ou precisa acaba sendo uma tarefa não muito difícil, não é mesmo? Afinal, hoje, encontramos diversos canais para criar esse relacionamento e conhecer de perto os desejos de nossos consumidores.

Mas, atenção, por mais que a internet te dê a liberdade de buscar informações, é essencial respeitar a privacidade de seu consumidor. Por exemplo, imagine que você ofereça um produto de acordo com as pesquisas que seu cliente realizou em particular, mas que é possível acessá-las através de cockies. Essa abordagem, provavelmente, o deixaria desconfortável.

É necessário se basear no que é aceitável e deixar o seu cliente satisfeito e confortável, sem ser invasivo. Para isso, estabeleça algumas condutas para a sua equipe, de acordo com os valores de seu negócio, pensando em qual experiência vocês querem que seu consumidor tenha ao escolher a sua empresa.

Compartilhe...

Deixe um comentário