Você sabe o que é alíquota?

< 1 minutos de leitura.

Apesar de não ser um termo tão conhecido, a alíquota está muito presente em nosso cotidiano, principalmente dos empresários. Esse termo se refere aos tributos que são pagos pelos estabelecimentos como impostos, taxas e etc.

A alíquota é um valor determinado por lei que varia de empresa para empresa, ou seja, a quantia paga é proporcional aos gastos da instituição e de seu rendimento. Além disso, ela é utilizada para melhorar ou controlar a economia do país, isso quer dizer que a quantia paga é determinada de acordo com as necessidades de onde se reside.

Este imposto cobrado está presente em tudo aquilo que agrega valor comercial, ou seja, todo produto adquirido tem impostos cobrados que vão refletir no preço final. Algumas taxas da alíquota podem ser variáveis, dessa forma, se o consumo de energia de seu estabelecimento for muito alto, por exemplo, os impostos recolhidos serão ainda maior. Isso se chama progressividade extrafiscal.

A cada nota fiscal emitida por sua empresa é cobrada uma porcentagem por emissão, com preço calculado referente a seus serviços ou produtos vendidos. Desde o ano de 2018 tem sido aplicada somente a alíquota efetiva. Então, o cálculo realizado é: Receita bruta X Alíquota. O percentual  colocado pode variar de 4% a 33%, dependendo da atividade exercida.

Ou seja, já deu para perceber o quanto a alíquota é relevante para que você realize todos os cálculos de gastos e investimentos da sua empresa. Portanto, lembre-se de considerar estes valores em suas planilhas e métodos de controle.

Compartilhe...

Deixe um comentário