3 vantagens de aumentar o lucro da análise ABC do inventário!

3 minutos de leitura.

Como você gerencia efetivamente diferentes tipos de inventário para obter lucro máximo e menor custo?

Você os segmenta em diferentes categorias, facilitando o rastreamento e o uso adequado de seus recursos.

Então, qual método você pode usar para classificar seu inventário?

A resposta: uma análise ABC do inventário.

A análise ABC ajudará você a visualizar seu inventário da perspectiva de mais vendido para menos vendido e dos menores custos para o mais alto.

Mostraremos o que é uma análise ABC do inventário, por que é importante e quais vantagens sua empresa pode obter ao implementá-lo.

O que é a Análise ABC do inventário?

A análise ABC de inventário é um método para classificar seu inventário em três categorias, de acordo com a qualidade de venda e o custo de manutenção:

Itens A – Itens mais vendidos que não ocupam todo o espaço ou custo de seu armazém

Itens B – itens intermediários que vendem regularmente, mas podem custar mais do que itens A

Itens C – O restante do seu inventário que compõe a maior parte dos seus custos de inventário, contribuindo ao menos para seus resultados

A análise ABC do inventário é uma maneira de aplicar o princípio 80/20 de Pareto. A maior parte dos seus lucros vem de cerca de 20% do seu estoque total.

Agora que você sabe o que significa análise ABC, vamos ver por que você deveria se preocupar em usá-la.

Qual é o objetivo e a importância da análise ABC do inventário?

A análise ABC do inventário permite separar seus produtos mais importantes dos menos importantes, para que você saiba quais produtos merecem a maior parte de seus recursos e atenção para ajudá-lo a aumentar suas vendas e margens líquidas.

A análise ABC do estoque ajuda a manter baixos os custos de capital de giro, porque identifica quais itens você deve reordenar com mais frequência e quais itens não precisam ser armazenados com frequência – reduzindo o estoque obsoleto e otimizando a taxa de rotatividade de estoque.

Quais são as vantagens da análise ABC no gerenciamento de estoque?

Melhor previsão

A análise ABC do inventário ajuda a prever efetivamente a demanda, dividindo seu inventário em categorias baseadas na demanda do cliente.

Negociações mais inteligentes com fornecedores

Depois de analisar seu inventário e classificá-lo nas categorias A, B ou C, você saberá quais produtos deve se concentrar em comprar pelo preço mais baixo e quais fornecedores desses produtos você deve negociar para reduzir os preços para que você possa maximize suas margens de lucro.

Preços Estratégicos

Como você sabe que os itens da categoria A são os mais vendidos, você poderá aumentar os preços desses produtos para aumentar a receita.

Considerando que, com produtos das categorias B ou C, você sabe que pode ter que usar técnicas de venda criativa, como agrupamento de produtos ou vendas de mídia social, para mover esses produtos para fora de seu armazém.

Qual é uma ferramenta que você deve usar com uma análise ABC do inventário?

A análise ABC do inventário só funciona se você estiver rastreando e monitorando efetivamente seus pedidos e vendas.

Sem uma visão clara dos KPIs de inventário e outras métricas, você não poderá classificar seu inventário em categorias ABC.

Gerenciamento de inventário baseado em nuvem.

E um bom sistema de gerenciamento de inventário baseado na nuvem fornecerá muito mais do que relatórios sólidos, permitirá rastrear seu inventário em lote, otimizar seu processo de inventário e ajudá-lo a alcançar as melhores práticas de gerenciamento de inventário.

Compartilhe...

Deixe um comentário