Como avaliar o dinheiro do seu negócio.

Toda empresa precisa de caixa disponível para pagar suas contas e despesas em dia, por isso é importante equilibrar o tempo e a quantidade de dinheiro que entra e sai de sua empresa a cada semana e mês.

‘Dinheiro’ é a quantidade de dinheiro disponível para o seu negócio incluindo moedas, notas, dinheiro em sua conta bancária, qualquer linha de saque a descoberto não utilizado e moeda estrangeira e depósitos que podem ser rapidamente convertidos em sua moeda.

O dinheiro não inclui qualquer dinheiro ou valor pertencente à empresa que não possa ser acessado rapidamente por exemplo, depósitos de longo prazo que não podem ser retirados rapidamente, dinheiro devido à sua empresa por clientes, ações ou ativos.

Obtendo lucro.

Para ter lucro, a maioria das empresas precisa produzir e entregar bens ou serviços a seus clientes antes de serem pagos. Portanto, é essencial controlar seu fluxo de caixa para que você sempre tenha caixa suficiente para pagar sua equipe e fornecedores antes de receber o pagamento de seus clientes. Do contrário, você não conseguirá atender aos requisitos de seus clientes ou obter qualquer lucro.

É importante não confundir seus ‘saldos de caixa’ com lucro. O lucro é a diferença entre o valor total que sua empresa ganha e todos os seus custos, geralmente avaliados ao longo de um ano ou período de negociação especificado. Você pode prever um bom lucro para o ano, mas ainda assim enfrentará momentos em que não terá mais dinheiro.

No entanto, ter muito dinheiro em sua conta bancária nem sempre é o melhor para o seu negócio. Se você tiver muito dinheiro disponível, às vezes pode ser uma boa ideia transferi-lo para outra conta com uma taxa de juros mais alta ou usá-lo como capital para investimentos de curto prazo. Escolher a (s) conta (s) certa (s) bancária (s) para o seu negócio é muito importante, portanto, é recomendável que você procure orientação profissional do seu banco, contador ou consultor financeiro.

Tudo isso que temos nesse artigo pode ser feito pelo Beija-flor ERP, a gestão é algo fundamental para sua empresa. Caso tenha alguma dúvida de como fazer isso pode consultar nossos vídeos ou falar com nossa equipe.

Compartilhe...

Deixe um comentário