Como Fazer previsão financeira de sua empresa!

2 minutos de leitura.

Um plano de negócios é um dos principais componentes de qualquer nova empresa. Um de seus principais componentes deve ser as projeções financeiras para seus dois primeiros anos.

Essas projeções são previsões de suas entradas e saídas de caixa, receita e balanço. Eles mostram aos bancos e investidores como você reembolsará os empréstimos, o que pretende fazer com seu dinheiro e como irá crescer. Eles também ajudam a identificar necessidades de financiamento, otimizar seus preços, planejar a produção, planejar grandes despesas e monitorar seu fluxo de caixa.

É normal que alguns de seus números iniciais sejam suposições difíceis, já que as vendas geralmente são difíceis de prever. Aqui estão as etapas para criar suas projeções financeiras para a sua inicialização.

1. Projete seus gastos e vendas

Ao desenvolver seu plano de negócios, liste as principais despesas que você precisará fazer para que sua empresa decole e seus custos subsequentes para operar. Certifique-se de incluir despesas recorrentes como salários, aluguel, gás, seguros, marketing, matérias-primas, manutenção, similares e compras únicas, como máquinas, design de sites e veículos. Gastos do setor de pesquisa para ter uma ideia melhor dos números.

Além disso, crie uma previsão de vendas e use-a para projetar receitas mensais antecipadas. Um estudo cuidadoso do seu mercado potencial o ajudará a chegar a números realistas.

2. Crie projeções financeiras

Conecte suas despesas e receitas a uma projeção de fluxo de caixa que mostre entradas e saídas mensais de dinheiro nos primeiros 12 meses de operações. Para o segundo ano, você pode fazer projeções trimestrais ou anuais.

Para criar as projeções, você pode usar uma planilha ou ferramentas do Excel ou seu software. Não assuma vendas iguais em dinheiro no banco imediatamente. Insira-os como dinheiro somente quando você espera receber o pagamento com base nas médias do setor e em experiências anteriores de sua equipe.

Use suas projeções de fluxo de caixa para preparar declarações anuais de receita projetada (lucros e perdas) e projeções de balanço.

3. Determine suas necessidades financeiras

Suas projeções financeiras ajudarão você a ver se seus planos de negócios são realistas, se você tem déficits e que financiamento pode precisar. Os documentos também serão vitais para a construção de um caso de empréstimos comerciais.

4. Use as projeções para planejar

Pode ser útil incluir vários cenários – provavelmente, otimistas e pessimistas – para cada projeção, a fim de ajudá-lo a prever os impactos financeiros de cada uma.

Suas projeções também podem ajudá-lo a analisar os impactos de diferentes estratégias para seus novos negócios. E se você cobrasse um preço diferente? Ou conseguiu cobrar as contas mais rapidamente? Ou optou por equipamentos mais eficientes? A inserção de vários números mostra como essas decisões afetariam suas finanças.

5. Plano de contingências

O que você faria se um evento inesperado jogasse fora suas projeções? É uma boa idéia fazer um planejamento de contingência antes do tempo. Considere também reservar uma reserva em dinheiro, apenas por precaução. Muitos empresários gostam de ter dinheiro suficiente para 90 dias de operações.

6. Monitore

Quando sua empresa iniciar operações, compare suas projeções com os resultados reais para verificar se você está no objetivo ou precisa fazer alterações. O monitoramento ajuda você a aprender sobre o ciclo de fluxo de caixa da sua empresa e identificar déficits iminentes desde o início, quando geralmente são mais fáceis de resolver.

Compartilhe...

Deixe um comentário