O que aconteceu com seu estoque durante a pandemia?

3 minutos de leitura.

Neste ano de 2022, com certeza o que devemos buscar é automatização dos serviços de nossas empresas. Otimizar processos e torná-los ágeis é o que trará o diferencial do estabelecimento e o levará ao sucesso. Como exemplo disso, falaremos sobre o controle de estoque.

Nos anos pós início do COVID-19 vivenciamos uma alta transformação do comércio e das empresas de modo geral, uma vez que diversos serviços migraram ao digital para continuar existindo apesar da crise sanitária.

Contudo, o que não esperávamos era a grande adesão do público que permanece até hoje utilizando a tecnologia digital a seu favor.

Logicamente, no período pré-coronavírus passávamos por esta transformação, porém de forma muito mais singela em comparação ao momento atual.

Neste caso, se estivermos longes dos meios digitais, nossa empresa está destinada à estagnação e, consequentemente, os resultados tendem a não alcançar as metas que traçamos anteriormente.

Sabendo disso e sobre o fato que 2022 está quase chegando, nos deparamos com a necessidade de realizar o controle de estoque real de nosso estabelecimento.

Seja de único ou multilocais, saber exatamente os produtos que entraram e saíram de seu estabelecimento é fundamental para a preparação das vendas do novo ano.

O processo contábil também é determinado pelo fluxo dos produtos e tudo isto precisa ser armazenado de uma forma que você compreenda, em outras palavras, que não prejudique o entendimento.

Mas como evitar todo o trabalho da contagem, os erros humanos e as planilhas gigantescas feitas manualmente? Existe alguma forma?

Sistemas ERP

Com os sistemas Enterprise Resource Planning (ERPs) você consegue ter uma eficiência extraordinária quanto a isso, sem nem ao menos precisar direcionar trabalhadores para efetuar tal função.

Dos produtos ERPs disponibilizados pela CDS Software, os clientes têm duas opções: CDS Five, o qual é direcionado a médias e grandes empresas, disponibilizando um sistema completo de gestão e o Beija-Flor ERP, o qual também se trata de um sistema gerencial completo, mas com a diferença de ser disponibilizado de forma online e backup em nuvem.

Portanto, quanto maior seja a empresa, mais será a necessidade de um sistema semelhante, porém, até mesmo micros e pequenas empresas podem conseguir utilizar os sistemas ERPs que garantem uma transformação dos negócios.

Controle de estoque

Um controle de estoque eficaz garante melhor armazenamento, satisfação dos clientes que irão efetuar futuras compras, prevenção de perdas de produtos e, consequentemente, de capital, giro de estoque e afins.

Outro ponto impactante sobre o controle de estoque é também ter noção de toda a cadeia de suprimentos, envolvendo desde à matéria prima, à disponibilidade dos clientes e à logística.

E quais problemas podemos evitar?

  • A deterioração de produtos, principalmente na questão de alimentos;
  • Excesso ou falta de estoque, por não haver conhecimento sobre o que já se possui em loja;
  • Erro de precificação, uma vez que se perde de vista os lotes e data da compra;
  • Inconsistências entre os relatórios e o estoque real, pois os erros humanos podem afetar os números existentes.

Dicas para controle de estoque

Para assegurar que o controle de estoque de suas lojas esteja em dia, seja no formato de loja física ou e-commerce (loja virtual),

busque então se atentar aos seguintes fatos:

 1. Planeje a compra de seus produtos de forma antecipada, levando também em consideração a demanda dos produtos;

 2. Faça um inventário de seus produtos de forma detalhada;

3. Ao escolher um fornecedor, tenha critério de escolhas, determinando também se há a possibilidade de fornecimento de produtos em caráter emergencial;

4. Além da verificação do estoque real ao começo do ano, sempre esteja atento ao fluxo de caixa dos produtos;

 5. Busque ferramentas que auxiliem o processo de contabilidade e controle de suas mercadorias como os sistemas ERPs.

Por fim, a CDS Software oferece a você soluções de gestão e soluções complementares que podem te auxiliar e melhorar a organização de seu empreendimento. Acesse nosso site e conheça as possibilidades.

Compartilhe...

Deixe um comentário