Saiba por que o PIX Cobrança é uma alternativa para o boleto bancário.

2 minutos de leitura.

Pix X Pix Cobrança

A principal diferença do Pix Cobrança para o Pix comum é a possibilidade de criar um QR Code para uma data futura, e não apenas pagamentos imediatos.

Essa era uma função muito esperada pelos usuários após a implementação do Pix, mas só se tornou realidade com a chegada da opção Cobrança. Com o Pix, os usuários podiam fazer uma transação instantânea, mas não conseguiam agendar ou criar uma data de vencimento. A chegada do Pix Cobrança mudou esse cenário.

Como o PIX Cobrança vai funcionar?

Portanto, será necessário apenas o escaneamento do QR Code pelo cliente para pagar a conta, usando o aplicativo do seu banco. O sistema do PIX Cobrança se encarregará de realizar a transferência do dinheiro da conta de quem paga para a conta de quem recebe. Ademais, esse novo meio de pagamento poderá ser utilizado tanto em pontos de venda quanto em comércio eletrônico.

No Pix Cobrança o sistema tem a função de gerar QR Codes dinâmicos. Ou seja, o QR gerado é exclusivo para cada transação e funciona para pagamento de contas específicas, que só serão pagas uma única vez. Neste caso, o(a) empreendedor(a) poderá emitir um PIX Cobrança e acrescentar as mesmas informações que contém em um boleto bancário: valor, data de vencimento, descontos, juros e multas para o caso de pagamento atrasado.

Pix Cobrança x Boleto Bancário

Existem algumas diferenças entre essas duas modalidades de pagamento. Além do Pix Cobrança utilizar um QR Code e o Boleto usar código de barras, a maior diferença entre os dois é o tempo de compensação.

O tempo de compensação do boleto é de 3 dias úteis. Isso acontece porque o pagamento precisa ser efetuado à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Além disso, ele funciona apenas nos dias de semana, das 8h às 22h. 

O Pix Cobrança, por sua vez, é instantâneo. Ele demora até 10 segundos para cair, funcionando 24 horas por dia, 7 dias na semana. Essa é uma de suas maiores vantagens: o empreendedor receberá o pagamento imediatamente, o que facilita muito o controle financeiro do negócio.

QR Code x Código de Barras

As semelhanças entre os dois são: facilidade de escaneamento e versatilidade. Tal como já ocorre com os boletos, o PIX de Cobrança poderá ser gerado eletronicamente ou então impresso em papel, se assim desejar. A diferença é que na fatura física ou no PDF haverá um QR Code do PIX em vez do tradicional código de barras do boleto. 

De fato, a grande diferença entre código de barras e QR Code é a capacidade de armazenar uma quantidade muito maior de informação e a representação gráfica. Enquanto o Código de Barras é constituído de faixas escuras e claras, largas e finas, o QR Code tem codificação representada em uma imagem quadriculada e pode ser lido tanto na dimensão horizontal, quanto na vertical. 

Compartilhe...

Deixe um comentário