Dicas para uma gestão eficaz do fluxo de caixa

3 minutos de leitura.

Existem duas estratégias principais que melhoram o seu fluxo de caixa, aumentar a quantidade de dinheiro que entra e reduzir a quantidade de dinheiro que sai. Alguns empresários, quando têm problemas financeiros, recorrem ao cartão de crédito ou à abertura de uma linha de crédito e você não precisa que lhe digamos que é uma péssima ideia! 

Aqui estão outras maneiras interessantes para empresas promoverem uma situação financeira mais saudável.

SAIBA O QUANTO VOCÊ PRECISA PARA ATINGIR O EQUILÍBRIO FINANCEIRO

Antes de trabalhar para um fluxo de caixa positivo, você precisa saber quanto precisa ganhar para simplesmente empatar. Se você ultrapassar o ponto de equilíbrio, fará algo certo. Se você falhar (consistentemente), há um problema que precisa ser resolvido.

TENHA UMA RESERVA DE DINHEIRO DE EMERGÊNCIA

Da mesma forma que as pessoas deveriam ter fundos de emergência, as empresas deveriam sempre ter reservas de caixa para emergências. Isso permite alguma flexibilidade e segurança durante crises econômicas. Uma boa regra é ter o suficiente para cobrir pelo menos três a seis meses de despesas.

INCENTIVE O PAGAMENTO ANTECIPADO É FÁCIL

Incentive seus clientes a pagar antecipadamente, o que irá beneficiá-lo financeiramente oferecendo ofertas especiais ou descontos se eles pagarem antecipadamente. 

COLOQUE O FLUXO DE CAIXA SOBRE O LUCRO

A maioria das pessoas pensam que o segredo do sucesso empresarial é lucro, lucro, lucro. Mas, na verdade, é tudo sobre como você gerencia seu fluxo de caixa. Sempre verifique seus ganhos em relação ao seu ponto de equilíbrio. Se você está ganhando mais do que isso, mas o dinheiro ainda parece apertado, provavelmente você tem um problema com suas contas a pagar, contas a receber ou déficits.

ATUALIZAR DE UMA PLANILHA PARA SOFTWARE

Décadas atrás, você tinha que registrar tediosamente todas as transações manualmente para monitorar seu fluxo de caixa. Hoje, você tem a vantagem da tecnologia, então use-a! Armazenar em suas planilhas não é mais viável pois pode ocorrer erros de falta de registros, melhor é, usa um software de controle como o Beija-flor ERP para manter o controle de seu fluxo de caixa.

AUMENTE AS VENDAS COM INCENTIVOS OU PROMOÇÕES

As promoções são uma ótima maneira de impulsionar as vendas de forma rápida e eficaz. Você pode realizar um concurso, iniciar um programa de referência e fidelidade do cliente ou angariar publicidade por meio de postagem estratégica na mídia social.

Limpar seu estoque pode realmente ajudar a iniciar um fluxo de caixa saudável. Tente empregar vendas com desconto e promoções planejadas para comercializar os produtos o mais rápido possível.

Tudo isso que temos nesse artigo pode ser feito pelo Beija-flor ERP, o controle de caixa é algo fundamental para sua empresa. Caso tenha alguma dúvida de como fazer isso pode consultar nosso vídeo de Fluxo de Caixa ou falar com os nossa equipe.

Compartilhe...

Deixe um comentário