Relatórios gerenciais em que ajuda a gestão da minha empresa?

3 minutos de leitura.

O que é um relatório gerencial?

Relatório gerencial é qualquer documentação que contenha dados, indicadores e informações que ajudam a mensurar e reportar algum ponto de resultado dentro da empresa. No caso, um relatório gerencial pode ser utilizado para mensurar produtividade, controlar desempenho e analisar os resultados econômico-financeiros do negócio.

Benefícios e importância de utilizá-los

Bom, acredito que a partir deste ponto a importância dos relatórios gerenciais possa estar bem clara. Afinal, qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho, precisa gerenciar e controlar seus resultados, sejam eles financeiros ou de produtividade.

Sendo assim, relatórios gerenciais beneficiam na análise da saúde da empresa em diversos pontos. Podendo dessa forma mostrar onde há possibilidade de melhoria e, assim, traçar ações e estratégias empresariais.

Os relatórios gerenciais tornam-se importantes principalmente a partir do momento que é entendido que decisões não podem ser baseadas em achismos. Os relatórios suprem a necessidade de gestores e empreendedores de tomarem decisões mais certeiras e possuir uma posição assertiva.

O que é um relatório de gestão?

Os relatórios gerenciais visam informar os gerentes sobre os diferentes aspectos do negócio, a fim de ajudá-los a tomar decisões. Eles coletam dados de vários departamentos da empresa, rastreando os principais indicadores de desempenho (KPIs) e os apresentam de maneira compreensível. Eles basicamente mostram o desempenho do negócio durante um período específico, com informações financeiras e operacionais. Os relatórios fornecem informações sobre o desempenho da empresa, capacitando os tomadores de decisão a encontrar o caminho certo para aumentar a eficiência operacional e tomar decisões pertinentes para manter a empresa competitiva.

Relatórios financeiros

A maioria das pessoas está familiarizada com os relatórios financeiros, que sua empresa deve manter para fins de contábeis. Esses relatórios são geralmente divulgados e seguem um conjunto muito claro e estabelecido de diretrizes.

Embora esses relatórios sejam úteis para fins legais, não são ideais para a tomada de decisões. Eles oferecem uma visão geral das operações de negócios, mas sem insights ​ou dados granulares que são úteis para fazer escolhas estratégicas. 

Otimizando os relatórios financeiros

Esse aspecto levou algumas empresas a tentar transformar seus relatórios financeiros para fins legais em ferramentas de tomada de decisão, incluindo informações adicionais neles. Embora essa abordagem tenha algum mérito, ela tem uma grande desvantagem: maior complexidade e custo de tempo. Considerando que os relatórios financeiros precisam cumprir determinados prazos legais e que qualquer informação adicional fará com que sejam preparados de maneira mais demorada, unir os relatórios em gerenciamento + financeiro não é o ideal. Assim, surgiu a prática de separar os relatórios gerenciais dos financeiros. Os relatórios gerenciais usam muitos dos mesmos dados que os relatórios financeiros, mas apresentados de uma maneira mais útil.

Os relatórios de gerenciamento ajudam a responder a algumas das seguintes perguntas:

Estou precificando certo?

Quem são meus clientes mais rentáveis?

Tenho dinheiro suficiente para fazer a folha de pagamento?

Devo contratar mais funcionários? Se sim, qual o investimento?

Tudo isso que temos nesse artigo pode ser feito pelo Beija-flor ERP, a gestão é algo fundamental para sua empresa. Caso tenha alguma dúvida de como fazer isso pode consultar nossos vídeos ou falar com nossa equipe.

Compartilhe...

Deixe um comentário