Estoque mínimo

2 minutos de leitura.

O estoque mínimo ou estoque de segurança, nada mais é que a quantidade mínima que deve existir em seu estoque. Ela tem a função de cobrir os atrasos de reposição por parte do fornecedor, de modo que este produto não venha a falta em sua empresa.

Normalmente as faltas de estoque se dão à picos de consumo e muitas vezes atrasos na entrega pelo fornecedor, contudo você deve estar preparado para executar um  controle de estoque eficaz, para fazer com que o fluxo de venda de sua empresa não seja afetado devido a esta falta.

Com a definição do valor deste estoque, vale ressaltar que caso seja um valor muito elevado, ele acarretará em custos de armazenagem e aquisição, porém, se este estoque for muito baixo, você corre o risco de acabar ficando sem nenhum produto no estoque e com isso poderá perde vendas, ou em alguns casos terá que parar sua produção.

Para que você consiga ter um controle eficaz de seu estoque, três pontos são importantes para serem analisados:

  • Produtos mais vendidos: São os produtos com mais saída em sua empresa, logo, não pode faltar á sua lista de mercadorias, gerando desta forma uma reposição contínua dele.
  • Produtos mais rentáveis: São os produtos que trarão mais retorno financeiro para sua empresa. São estes produtos que lhe trarão mais caixa, por isso a importância de ter sempre esta mercadoria em seu estoque.
  • Hábitos do cliente: Nesta etapa é importante você conhecer o hábito dos seus clientes, para evitar que em época de sazonalidade, você tenha uma alta procura de mercadoria e não consiga atender seu mercado.

Podemos entender então, que, ter um controle de estoque é você gerar a quantidade de suprimentos necessárias para seu negócio, sem que este lhe cause imprevistos ou algum investimento muito elevado. De uma maneira bem mais sucinta, pode-se dizer que trabalhar com o estoque mínimo, te ajudará a organizá-lo, de uma forma que não te faltará produtos e nem te trará excedentes.

Compartilhe...

Deixe um comentário