Metas de venda

2 minutos de leitura.

Toda meta de vendas é importante, pois é ela que norteia, além de ajudar a equipe comercial a definir e focar nas ações e atividades que trarão resultados para a empresa. Ela está diretamente ligada aos seres humanos, que sem objetivos, ficam propensos a desistir no meio do caminho ou perder tempo com outras tarefas irrelevantes.

Podemos também de uma forma mais prática, dizer que a meta de vendas nos auxilia a deixar mais claros os papéis e as responsabilidades de cada profissional. Ela melhora a visão de como cada vendedor pode contribuir para que todo o time atinja resultados, tanto na forma quantitativa quanto na forma qualitativa. Tendo definidas as metas, fica possível avaliar o desempenho do colaborador e também premiar por resultados, se assim desejar.

As metas precisam ser criadas no método  “SMART” , que em inglês quer dizer “esperto”, é a junção das iniciais de Specific (específico), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-related (temporal). Agora vamos detalhar cada uma:

  • Specific (específico): Neste ponto você deve ser muito específico na definição da meta. Pois se ela for muito abrangente, com certeza não será facilmente atingida, por deixar muita margem de dúvida e questionamento.
  • Measurable (mensurável): Uma meta que não pode ser mensurada, acaba por ser tornar apenas um objetivo bem vago. Ela precisa ser mensurada em termos de tempo, dinheiro ou resultados, senão ela não está bem definida.
  • Attainable (alcançável):  Não é interessante estipular uma meta muito elevada e não conseguir atingi-la, além de ser muito frustrante, você pode acabar gerando uma insatisfação em e você também na sua equipe.
  • Relevant (relevante): Uma meta relevante leva em consideração uma análise global, que envolve o cumprimento de objetivos e a satisfação pessoal, e profissional, no decorrer do caminho. Ela precisa ter significado para a empresa e para você. Ter uma meta que não acrescentará em nada no sucesso do negócio não faz sentido algum.
  • Time-related (temporal): Estipule um prazo, para que dessa forma você consiga analisa-la e até mesmo reformular, caso faça necessário.

Uma empresa não pode simplesmente impor metas a seus funcionários, é preciso adequá-las de acordo com a realidade de cada colaborador. Por isso, no momento de apresentar os objetivos da companhia, é importante que haja uma conversa com os empregados, especialmente para ouvir a opinião deles – que vivem o negócio diariamente – e verificar se ainda há algo para levar em consideração: quanto mais colaborativa for a apresentação, mais as equipes ficarão motivadas.

Compartilhe...

Deixe um comentário