Logística

< 1 minutos de leitura.

De origem grega, logística significa contabilidade e organização. Já em francês “logistique”, ela é tratada com uma arte que trata de realização de projetos e planejamento, sendo muito utilizada em guerras. Ela surge inicialmente nas guerras como parte da arte dos militares, aonde os responsáveis, cuidavam do planejamento de vários itens importantes, tais como: armas, roupas, alimentos, saúde, entre outros. Sendo esta mais tarde transformada em uma forte ferramenta de designar a gestão, armazenamento e distribuição de recursos para uma determinada atividade.

Hoje ela é um sistema responsável por organizar o fluxo de informações, pessoas e materiais, tendo como principal propósito, atingir com agilidade os objetivos. Ela hoje é conhecida como uma parte essencial em todas as empresas, por ser responsável pela gestão de materiais de quaisquer tipos.

Para se realizar um sistema logístico integrado, devem ser analisados alguns pontos chaves, tais como:

  • Logística empresarial integrada: Responsável pelas atividades de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
  • Controle de estoque: Responsável por controlar a demanda da empresa.
  • Gerenciamento de transporte: Responsável pela segurança na entrega do produto, garantindo as melhores condições.
  • Gestão de informação: agrega muito valor ao produto através de supervisão e divulgação de toda informação precisa, interna e externamente.

A sua importância vai muito além da simples movimentação de mercadorias. Suas funções são fundamentais para o gerenciamento de estoques, o desenvolvimento de serviços para suprir os requisitos de mercado e a satisfação dos clientes.

Compartilhe...

Deixe um comentário