Gestão Financeira: Saiba mais e veja dicas de como fazer de forma efetiva

Você sabia que a gestão financeira é capaz de influenciar na permanência da empresa no mercado? Isso porque manter as finanças em dia é fundamental para que as atividades da companhia fluam.

A boa notícia é que com o avanço da tecnologia, muitos processos se tornaram mais práticos e simples, desde o controle das finanças até mesmo a abertura de uma conta digital.

Nesse artigo, você entenderá mais sobre o assunto, além de conferir dicas para tornar o processo mais efetivo. Não perca!

O que é Gestão Financeira?

Gestão financeira é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras de uma empresa. O foco é garantir equilíbrio entre todos os valores que entram (receita) e que saem (despesas) da companhia.

Seus principais objetivos são melhorar resultados, gerar mais lucro e administrar o dinheiro da companhia com eficiência.

Qual é a importância da Gestão Financeira para as empresas?

A gestão financeira é uma ferramenta indispensável para manter os gastos da empresa equilibrados em relação aos ganhos.

Quando bem feita, serve como base para o crescimento da empresa. Porém, sem ela, os riscos de endividamento são enormes. 

Além disso, ainda possibilita planejar os próximos passos financeiros, reduzir gastos, construir uma reserva financeira de emergência e realizar investimentos assertivos.

Logo, gerenciar as finanças é importante para criar um futuro financeiro estável e diminuir as probabilidades de falência.

Principais funções da Gestão Financeira

Agora que já sabe como a gestão financeira é uma área estratégica fundamental para a saúde de um negócio, entenda mais sobre suas funções:

#1 Controladoria

É necessário controlar e verificar todos os processos orçamentários da empresa, como o fluxo de caixa e as contas a pagar e a receber. 

Essa função é vital para administrar gastos, manter o fluxo equilibrado e evitar falhas e fraudes.

#2 Administração de ativos e passivos

Tem como objetivo extrair valor de todos os ativos e gerenciar os passivos para garantir o equilíbrio das receitas e despesas, diminuir os riscos financeiros, reduzir custos e atingir objetivos da empresa.

#3 Análise de indicadores financeiros

Para melhorar os processos, a análise de dados e de indicadores financeiros é fundamental para otimizar a utilização dos recursos da empresa.

Inclusive, é essa função que permite identificar se a sua companhia está fazendo um bom controle dos recursos.

4 Dicas para realizar uma boa gestão financeira

Os processos da gestão financeira podem variar de acordo com as necessidades da empresa, porém, há algumas dicas em comum que permitem otimizar o controle das finanças. Confira:

#1 Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro consiste em determinar onde será gasto cada recurso da empresa e quais as metas financeiras do período, que devem ser realistas.

Deve-se visar a otimização de recursos, o aproveitamento de oportunidades de investimento e considerar possíveis emergências que possam surgir.

#2 Atenção com as dívidas

Pague seus financiamentos o mais rápido possível e, se for solicitar empréstimos, certifique-se de que você conseguirá pagá-los. Assim você mantém um bom crédito comercial, o que é fundamental para o crescimento da empresa.

Outro ponto de atenção é separar seus gastos pessoais dos empresariais. Não deixe de possuir contas correntes distintas e considere ter um cartão corporativo para efetuar compras do seu negócio.

#3 Redução de custos improdutivos

Seja cauteloso sobre onde você gasta o dinheiro da empresa. Por isso, sempre analise meticulosamente as despesas para reduzir custos improdutivos.

#4 Automação dos processos

A automação de processos é o melhor caminho para reduzir custos e evitar erros humanos.  Quando você automatiza, não é necessário gastar tempo e recurso com atividades repetitivas. 

Com isso, sobrará mais tempo para investir nas funções estratégicas, como o planejamento.

Portanto, se quer descomplicar o gerenciamento empresarial, conte com um aliado para gestão financeira e de vendas, como a Beija-Flor ERP, sistema ideal para pequenas e médias empresas.

Conclusão

A gestão financeira é parte essencial de uma empresa, já que permite controlar e planejar os gastos e os recursos da companhia para manter um equilíbrio entre as duas variáveis.

Para ter mais sucesso com a sua empresa, não deixe de aplicar as dicas de gestão financeira. Porém, não esqueça de considerar as particularidades do seu negócio para um planejamento mais eficiente e assertivo.

Texto de Paula Moraes

Compartilhe...

Deixe um comentário