O que é giro de estoque?

2 minutos de leitura.

O giro de estoque, ou a taxa de giro de estoque, é o número de vezes que uma empresa vende e substitui seu estoque de mercadorias durante um determinado período. Ele considera o custo dos produtos vendidos, em relação ao seu estoque médio por um ano ou em qualquer período definido.

Um alto giro de estoque geralmente significa que as mercadorias são vendidas mais rapidamente e uma baixa taxa de giro indica vendas fracas e estoques em excesso, o que pode ser um desafio para uma empresa.

O giro de estoque pode ser comparado aos índices de giro históricos, índices planejados e médias do setor para avaliar a competitividade e o desempenho intrassetor. Os giros de estoque podem variar significativamente de acordo com a empresa.

Para que utiliza do Beija-flor ERP tem essa visão pelo caminho abaixo


O que é o custo das mercadorias vendidas?

O custo dos produtos vendidos é uma despesa incorrida na criação direta de um produto, incluindo as matérias-primas e os custos de mão de obra aplicados a ele. No entanto, em um negócio de merchandising, o custo incorrido é geralmente o valor real do produto acabado (mais o custo de envio, se aplicável) pago por um comerciante de um fabricante ou fornecedor.

Em ambos os tipos de negócios, o custo das mercadorias vendidas é determinado de forma adequada usando uma conta de estoque ou lista de matérias-primas ou mercadorias adquiridas que são mantidas pelo proprietário da empresa.

O que é o estoque médio?

O estoque médio é o custo médio de um conjunto de mercadorias durante dois ou mais períodos especificados. Ele leva em consideração o saldo do estoque inicial no início do ano fiscal mais o saldo do estoque final do mesmo ano.

Esses dois saldos de contas são então divididos ao meio para obter o custo médio das mercadorias que resultam em vendas.

O estoque médio não precisa ser calculado anualmente; pode ser calculado em bases mensais ou trimestrais, dependendo da análise específica necessária para avaliar a conta de estoque.

Com o Beija-flor pode-se calcular de maneira simples, basta acessar o menu movimentos estoque como na imagem abaixo:

Tudo isso que temos nesse artigo pode ser feito pelo Beija-flor ERP, a gestão é algo fundamental para sua empresa. Caso tenha alguma dúvida de como fazer isso pode consultar nossos vídeos ou falar com nossa equipe.

Compartilhe...

Deixe um comentário