Qual a importância de parcerias para negócios?

3 minutos de leitura.

Sabemos o fato que é impossível atender toda a demanda do mercado. Não importa o quão extensa é a empresa e o quão sustentável são suas soluções, sempre irá existir determinada área além de nosso alcance. Portanto a importância das parcerias.

Em certos casos é até possível realizar uma ramificação de nossa empresa para atender os pedidos de nossos clientes e do mercado em si, todavia, muitas vezes não se trata de uma expansão sustentável, sendo o retorno aquém do investimento.

Mas quando isso ocorrer, lembre-se. Vivemos em sociedade, isto é o que manteve nossa espécie em primeiro plano até agora.

Em situações como a dita acima em que há um cliente com uma necessidade em específica ou um padrão de clientes que sempre buscam algo complementar, a solução pode ser muito mais fácil do que imaginamos. A construção de uma parceria.

A fim de ilustrar as vantagens de uma parceria então, imaginemos dois caminhos com os produtos da CDS-Software.

Exemplo 1 de parcerias

Uma empresa construtora de softwares possui seu próprio Enterprise Resource Planning (ERP), porém, diversos clientes desta empresa do setor de varejo sentem a necessidade de uma plataforma de pagamentos para realizar a gestão financeira, ofertando aos clientes pagamentos via Pix e que armazene o valor das vendas de forma distinta à conta de pessoa física. Além disto, que tenha os pagamentos atualizados em tempo real para consultas e, principalmente, que reduza custos (por exemplo o custo de emissão de boletos).

Talvez não valha a pena o deslocamento da empresa de software para criação deste sistema, todavia, a mesma também não pretende perder seu cliente. Portanto, qual a melhor saída?

Vamos então ao segundo exemplo:

Exemplo 2 de parcerias

A CDS software possui o sistema ERP e o oferece a seus clientes com uma gestão completa de produtos, estoque, contabilidade, tarefas e afins, entretanto, um ou mais clientes sentem a necessidade de um sistema de controle de Recursos Humanos.

Tendo em vista a alta complexidade deste sistema e a existência de empresas específicas deste setor, uma parceria acaba sendo muito mais vantajosa do que o deslocamento de toda uma área apenas para elaboração deste requisito.

Logicamente estuda-se em um primeiro momento a viabilidade desta integração, seja relacionado ao sistema ou à possível empresa parceira.

Todavia, após o tempo de estudo e havendo homologação da parceria, o cliente é mantido e as empresas se complementam, realizando a necessidade do cliente e podendo expandir-se ainda mais. As vantagens são mútuas e ambas as empresas ganham visibilidade no mercado.

A construção em conjunto é vantajosa para ambas as empresas, apenas deve-se avaliar valores e questões jurídicas quanto ao uso de marcas e a representatividade do produto.

Porém, contrato realizado e estimativas aceitas por ambos os lados, as vantagens ao atingir a satisfação do cliente e até possíveis indicações posteriores garantem o sucesso da parceria.

Atualmente, principalmente no âmbito das tecnologias digitais e tecnologias da informação, possuímos inúmeros casos de parcerias de sucesso, mas, é necessário que as empresas possuam objetivos bem traçados e comprometimento para que tudo ocorra como o planejado.

Sobre empresas parceiras

Alguns dos principais exemplos de parcerias atuais são: Microsoft e Samsung, Intel e Positivo, dentre diversas outras que imbricaram seus serviços a Startups e Fintechs, justamente para oferecer soluções inteligentes aos seus clientes e população em geral.

Soluções inteligentes geram destaque no mercado, sendo assim, estudar os pontos positivos e negativos de seu empreendimento e indagar-se sobre a necessidade do mercado é fundamental, pois, somente assim novas oportunidades podem surgir, tornando o crescimento infindável.

Afinal, falando sobre soluções inteligentes, não deixe de inteirar-se sobre os produtos da CDS Software. Conheça mais sobre nossa empresa, nossos parceiros e busque incrementar seus serviços com nossas soluções, tornando-se mais um parceiro de sucesso do nosso time.

Compartilhe...

Deixe um comentário